LMP>Linhas de Pesquisa>FURCON

Furação e Rosqueamento por Conformação - FURCON

DESCRIÇÃO

Os estudos na área de Furação por Escoamento e Rosqueamento por Conformação tiveram o seu início em 1991, com um trabalho de mestrado que estudou a utilização de avanços automáticos nos processos de furação por escoamento e rosqueamento por conformação. Foram analizados diversos materiais ferrosos e não-ferrosos, estudando-se a qualidade das rebarbas das buchas escoadas e a resistência das roscas produzidas. 

Desde então o grupo realizou diversos trabalhos com indústrias como Mercedes Benz do Brasil, Yanes Minas Ltda, Reubli S.A. Teve também acordo de cooperação com a Flowdrill B. V. da Holanda e projetos de pesquisa integrados com UBA – Buenos Aires (Argentina), Universidade de Tarapacá – Arica (Chile), Institut für Produtkionstechnik und Logistik – IPL (Alemanha).
Além desses trabalhos, foi concluído mais um trabalho de mestrado. Neste realizou-se uma análise comparativa entre o uso de condições de trabalho constantes em processo com a utilização de condições de trabalhos variáveis, com base nas variáveis de processo e resultados de trabalho. Desenvolveu-se, também, um estudo metalúrgico do processo, com o objetivo de determinar as transformações microestruturais com ênfase nos fenômenos de recristalização e refino de grão.

Atualmente o grupo desenvolve dois trabalhos de doutorado e um de mestrado. O trabalho de mestrado estuda a aplicação de materiais cerâmicos como material para confecção de ferramentas de furação por escoamento. Para tanto, devem ser determinadas as alterações tecnológicas necessárias, as características desenvolvidas (esforços e temperatura gerados), e os resultados da aplicação.

Um dos trabalhos de doutorado objetiva otimizar o processo de furação por escoamento através do estudo da influência da geometria da ferramenta sobre a movimentação do material, assim como sobre os esforços e temperaturas gerados durante a execução do processo. O outro trabalho busca entender a relação entre as condições da realização do processo e a influência destes sobre as alterações microestruturais e sobre as alterações nas propriedades mecânicas dos materiais, no caso, aço de baixo carbono laminado a quente.

 
ÁREAS EM DESENVOLVIMENTO

PARCEIROS

 

Contato:
FURCON
Walter Lindolfo Weingaertner Prof. Dr.-Ing
Última Atualização 27.04.2006