LMP>Linhas de Pesquisa>FURCON>Furação Por Escoamento

FURAÇÃO POR ESCOAMENTO

OBJETIVOS

Neste trabalho são estudados os fundamentos do processo de furação por escoamento através da análise de resultados de ensaios verificando a influência de diversos fatores na otimização do processo.

PROCEDIMENTOS

A bucha formada pelo processo de furação por escoamento pode ser posteriormente roscada e utilizada em substituição a aplicações usuais, como porcas soldadas e porcas rebitadas.
As características do processo de furação por escoamento dependem das variáveis de trabalho e dos parâmetros de entrada empregados. Como variáveis principais, que mais influenciam nos resultados, têm-se a rotação e o avanço. Como parâmetros, o diâmetro e o material da ferramenta, a espessura e propriedades do material da chapa, como condutividade térmica, calor específico e resistência à deformação, além da lubrificação empregada.
As características do processo são avaliadas pela força de avanço (Ff), momento torçor (Mt), pela temperatura na região de deformação (T) e pela potência consumida (Pot).

RESULTADOS

Avaliam-se os resultados de trabalho pela forma e qualidade das rebarbas, tamanho da região termomecanicamente afetada e pelo desgaste da ferramenta. Finalmente todos esses fatores devem ser avaliados em termos de produtividade e custos para verificar, ou não, a viabilidade econômica do processo.

As principais vantagens desse processo são:

  • a precisão elevada do furo;
  • a não-geração de cavacos (ferramenta sem escareador);
  • as altas velocidades do processo;
  • a longa vida das ferramentas; e
  • a possiblidade de uso de máquinas-ferramentas convencionais.


Calor e deformação gerados
durante a formação da bucha

Contato:
FURCON
Walter Lindolfo Weingaertner Prof. Dr.-Ing
Última Atualização 21.06.2006