LMP>Linhas de Pesquisa>FURCON>Rosqueamento por Conformação

ROSQUEAMENTO POR CONFORMAÇÃO

OBJETIVOS

Este trabalho tem por objetivo estudar os fundamentos do processo de rosqueamento por conformação através da análise de resultados de ensaios verificando a influência de diversos fatores sobre o processo.
PROCEDIMENTOS

O rosqueamento por conformação de buchas escoadas substitui satisfatoriamente em muitos casos a aplicação da porca soldada, parafusos de rosca soberba, e outros casos de rosqueamento em chapas de pouca espessura.

As características do processo de rosqueamento por conformação dependem das variáveis de trabalho e dos parâmetros de entrada empregados. Como variáveis principais temos a velocidade de conformação e o diâmetro do furo inicial, e como parâmetros o diâmetro da ferramenta, a espessura da chapa, o material da chapa, condutividade térmica, resistência à deformação, material da ferramenta e lubrificante empregado.

As características do processo são avaliadas basicamente pelo momento torçor e pela forma do filete produzido.

RESULTADOS

Avaliam-se os resultados de trabalho pelas dimensões das roscas, qualidade superficial das roscas, resistência das roscas e pelo desgaste da ferramenta.
Finalmente todos esses fatores devem ser avaliados em termos de produtividade e custos para verificar, ou não, a viabilidade econômica do processo.

As principais vantagens deste processo são:

  • aumento da resistência da rosca devido ao encruamento;
  • maiores velocidades de conformação da rosca;
  • boa qualidade superficial dos filetes; e
  • a longa vida das ferramentas.


Formação dos filetes no rosqueamento por conformação.

Contato:
FURCON
Walter Lindolfo Weingaertner Prof. Dr.-Ing
Última Atualização 23.06.2006