9 – Seleção de mancais e guias

As guias lineares e os mancais rotativos são definidos como sendo elementos de máquinas que apresentam um movimento relativo entre seus componentes constituintes.

Os mancais rotativos podem ser definidos como sendo todos os elementos onde o movimento de translação em qualquer direção deve ser minimizado, se não proibido, deixando livre somente a rotação em torno de um único eixo. Da mesma forma, o termo guia passa a definir todos os elementos onde um movimento de translação é desejado, com restrições ao movimento de rotação. Tais definições, contudo, tornam-se muito limitadas quando comparadas com o amplo espectro de utilização dos mancais.

Apesar de muitos dos vários tipos de mancais serem diretamente aplicados em máquinas-ferramentas, em guias ou árvores, alguns mancais, tais como as barras de tensão, apresentam características que os tornam únicos em aplicações de nanotecnologia.

Mancais rotativos e guias, apesar de possuírem os mesmos princípios de funcionamento, serão classificados e detalhados separadamente.

9.1 – Mancais rotativos

A) MANCAIS ROTATIVOS DE ELEMENTOS ROLANTES

B) MANCAIS A FILME FLUIDO

    B.1 - MANCAIS AERODINÂMICOS

    B.2 - MANCAIS HIDRODINÂMICOS

    B.3 - MANCAIS HIDROSTÁTICOS

    B.4 - MANCAIS AEROSTÁTICO

C) MANCAIS MAGNÉTICO

D) COMPARAÇÃO ENTRE OS TIPOS DE MANCAIS

9.2 – Guias

BIBLIOGRAFIA RELACIONADA COM ESTE TÓPICO

VOLTAR