LMP>Linhas de Pesquisa>SIMAP>Diagnóstico de Avarias em Ferramentas de Corte via Multisensores

DIAGNÓSTICO DE AVARIAS EM
FERRAMENTAS DE CORTE VIA MULTISENSORES

INTRODUÇÃO

A tendência atual de produtividade está associada à máxima produção com o menor custo agregado, envolvendo a mínima participação humana. Isto requer sistemas altamente confiáveis. Além disso, o surgimento de novos materiais de difícil usinagem, e de novos e caros materiais de ferramentas, exige uma otimização completa do processo de torneamento. Não se admite mais que trocas de ferramentas sejam feitas antes do momento adequado, gerando gastos com ferramentas e tempos de máquinas paradas.

OBJETIVOS

Dentro deste contexto, propõe-se um sistema de monitoramento via multisensores, com o intuito de se reconhecer e diagnosticar o estado da ferramenta de corte ao longo de sua vida na usinagem de metais em um torno CNC, a partir de um algoritmo do sinal resultante na saída do sistema.

DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA

O estado da ferramenta de corte está ligado a um grande número de parâmetros, relacionados com o material usinado, o tipo de ferramenta, as condições do processo, etc. Estes parâmetros podem ser detectados através de sensores que, posicionados em locais estratégicos da máquina, quantificam as avarias indiretamente pelos sinais de força de corte, emissão acústica, e/ou potência gerados no processo de torneamento. Os sinais obtidos pelos diferentes sensores são medidos, tratados (amplificação, filtragem, etc.), combinados e analisados (algoritmos de
inteligência artificial), a fim de emitir informações e instruções ao torno CNC sobre o estado da ferramenta no decorrer da produção. A eficiência do sistema de monitoramento no diagnóstico da ferramenta de corte irá depender da qualidade da informação coletada pelos sensores, e dos algoritmos usados para analisá-la, visando a otimização completa e a tomada de decisão mais conveniente diante do tipo de avaria detectada. Assim, o sistema multisensores pode controlar o desgaste da ferramenta em processo, proporcionando:

  • diagnósticos on-line do estado da ferramenta de corte;
  • melhoria no acabamento superficial
  • final das peças usinadas;
  • melhoria na confiabilidade das operações com a mínima participação humana;
  • aumento da qualidade dos produtos gerados;
  • redução dos custos envolvidos na fabricação.

Abaixo, a representação do sistema:

 

Contato:
SIMAP
Walter Lindolfo Weingaertner Prof. Dr.-Ing
Última Atualização 21.06.2006