16 – Sistemas de controle

O sistema de controle, composto pelo hardware (parte eletrônica) e pelo software de controle, é responsável por gerenciar todas as informações relevantes da máquina, sendo que essas podem ser divididas em informações primárias e secundárias.

As informações primárias restringem-se ao controle dos movimentos principais da máquina, distribuídos entre a rotação da árvore e as translações dos eixos, incluindo direção, aceleração e velocidade de avanço e tamanho dos deslocamentos.

As informações secundárias levam ao controle das funções dos sistemas auxiliares, tais como refrigeração, aspiração e transporte de cavaco, pressão nas linhas ar comprimido e fluido hidráulico, vácuo, temperatura e estado de deformação da estrutura, níveis de vibrações, potência consumida, etc., provendo ao usuário informações gerais sobre o estado da máquina e o andamento do processo.

O sistema de controle serve de interface entre o usuário externo e a máquina.  Ele pode atuar de duas formas distintas sobre o movimento, conforme descreve Stoeterau, 1999:

·        malha aberta, onde não há realimentação de posição e o deslocamento é controlado pelo número de pulsos enviados aos acionamentos, conforme mostra a figura 49;

·        malha fechada, onde há a necessidade de se realimentar a malha com informações de posição, velocidade ou equivalentes, conforme mostra a figura 50.

            Figura 49 – Controle de um eixo em malha aberta.

            Figura 50 – Controle de um eixo em malha fechada.

De forma geral os comandos podem ser adaptados em qualquer máquina-ferramenta desenvolvida para ser controlada numericamente. Os comandos podem ser classificados quanto:

a) a forma como os parâmetros de controle são manipulados,

b) a forma de processamento dos sinais, e

c) quanto a sua autonomia com relação à máquina.

Com relação à forma como os parâmetros de controle são manipulados, os comandos  são denominados de abertos ou fechados. Nos comandos abertos, as alterações na malha de controle ou mesmo mudanças na estratégia de controle podem ser realizadas de forma mais fácil, até mesmo via programa, sem a necessidade de alteração no hardware do mesmo. Nos comandos fechados, os parâmetros de controles são definidos especificamente para uma determinada máquina, não podendo ser alterados.

Quanto à forma de processamento de dados os comandos são classificados em analógicos e digitais. De outra forma, os comandos também podem ser classificados como autônomos, quando a eletrônica está contida em um pacote auto-suficiente, ou dependente, quando montados como hospedeiros em outra plataforma, atuando de forma semi-independente e constantemente trocando informações com este.

BIBLIOGRAFIA RELACIONADA COM ESTE TÓPICO

VOLTAR