3 – Princípios de alinhamento

O primeiro princípio no projeto de uma máquina-ferramenta e na metrologia dimensional é o princípio de Abbé (1890) (Dr. Ernst Abbé, 1840 – 1905), que expressa a possibilidade, ao invés de inevitabilidade, de ocorrer um erro de seno sempre que a medição de distância e a escala não estejam colocadas ao longo de uma mesma linha, mas separadas pelo que é chamado deslocamento de Abbé. O termo erro de seno indica que o mecanismo de erro ocorre devido ao movimento angular da guia, que possui um braço de alavanca fora desta guia e caracteriza o deslocamento de Abbé. Na figura 5 essa característica é mostrada comparando-se um paquímetro e um micrômetro quanto ao erro de Abbé. No Micrômetro, o mensurando está alinhado com a escala, enquanto que no paquímetro isso não acontece.

 

 

Figura 5 – Erro de Abbé no paquímetro.

 

Para deixar esses erros dentro de valores aceitáveis pode-se tanto garantir que a guia possua deslocamento angular nulo ou medir esse deslocamento existente, compensando-o posteriormente pela lei de seno.

Uma outra conclusão a ser tirada dessa observação é que não somente os erros causados por deslocamentos lineares devem ser considerados nos projetos, mas também os erros causados por deslocamentos angulares. Pelo princípio de Abbé, os deslocamentos angulares poderão se amplificar devido à distância que estão da fonte de erro angular (fator de acoplamento linear / angular) e afetar significativamente as posições dos componentes da máquina.

 

BIBLIOGRAFIA RELACIONADA COM ESTE TÓPICO

 

VOLTAR