LMP>Linhas de Pesquisa>USICAV>Modelagem e Simulação de Forças e Deflexão de Ferramentas em Fresamento

MODELAGEM E SIMULAÇÃO DE FORÇAS E DEFLEXÃO DE FERRAMENTAS EM FRESAMENTO
 

OBJETIVOS

O objetivo deste trabalho é modelar, simular e validar em computadores certas características do processo de fresamento, como forças de corte e deflexão da ferramenta.

O desenvolvimento de computadores com processadores cada vez mais velozes e a criação de softwares e ambientes de desenvolvimento de modelos computacionais mais sofisticados, o emprego da simulação computacional vem crescendo constantemente em todas as áreas da engenharia, inclusive em usinagem.

A simulação visa economizar tempo e recursos estudando e alterando os parâmetros do processo sem gastar material, tempo de máquina, tempo de funcionários etc. Espera-se que com a simulação encontrem-se regiões mais favoráveis para o processo e se reduza o número de ensaios no chão-de-fábrica. A simulação deve fornecer diretrizes para os ensaios e apontar que pontos devem ser realmente abordados e modificados.


PROCEDIMENTOS

Os modelos utilizados nas simulações são baseados em modelos já existentes na literatura.
São realizados ensaios prévios para calcular as constantes necessárias para a simulação e também para calibrar o modelo.
Estas constantes são armazenadas em um banco de dados para consultas futuras. A deflexão e pode causar vibrações excessivas no processo.
Os parâmetros de entrada para a simulação são avanço por dente, profundidade de corte, penetração de trabalho, rotação da ferramenta, diâmetro e comprimento da ferramenta. Os resultados obtidos são forças de corte e deflexão da ferramenta.

RESULTADOS

Com as simulações espera-se encontrar regiões mais favoráveis para a usinagem dos materiais, reduzindo o número de ensaios necessários

Serão realizados ensaios para validar as simulações e melhora-las, para que seus resultados sejam o mais próximo possível da realidade.

Simulação de forças tangencial e radial

 
Contato:
USICAV
Rolf Bertrand Schroeter Prof. Dr. Eng.
Última Atualização 21.06.2006