LMP>Linhas de Pesquisa>USICAV>Determinação Teórico-Experimental de Forças e Análise Dinâmica por Elementos Finitos de Peças com Baixa Rigidez

DETERMINAÇÃO TEÓRICO-EXPERIMENTAL DE FORÇAS E ANÁLISE DINÂMICA POR ELEMENTOS FINITOS DE PEÇAS COM BAIXA RIGIDEZ

 

OBJETIVOS

Este trabalho tem como objetivos determinar teórico -experimentalmente forças no fresamento frontal para servirem como dados de entrada na análise dinâmica por elementos finitos em peças de baixa rigidez submetidas a esforços alternados do processo de fresamento.

O estudo de forças no fresamento é importante para o projeto dos elementos das máquinas-ferramentas como mancais, bases, acionamentos, guias, sistemas de fixação da ferramenta e da peça, na determinação dos parâmetros de corte, no esclarecimento dos mecanismos de desgaste, na previsão da amplitude de vibrações e uma estimativa da previsão da precisão obtenível na usinagem.

O método de elementos finitos encontra-se firmemente estabelecido como uma ferramenta numérica poderosa e popular, inicialmente consagrada em aplicações de análise estrutural. Atualmente, entretanto, este método vem sendo aplicado com sucesso em diversas áreas, dentre elas, a de usinagem.


PROCEDIMENTOS

As forças de corte presentes nos processos de torneamento e fresamento podem ser reproduzidas por modelos propostos por Kienzle e Altintas, entre outros.

A formulação de forças no fresamento frontal serve como dado de entrada na simulação por elementos finitos em peças com baixa rigidez, onde são avaliadas diferentes estratégias de corte no sentido de reduzir os efeitos de vibrações.

RESULTADOS

Com as simulações pretende-se identificar as estratégias de corte mais adequadas no sentido de reduzir vibrações em peças com baixa rigidez, ainda em fase de projeto, ou permitir que as condições de corte possam ser revistas e corrigidas antes que o processo tenha início.

 
Contato:
USICAV
Rolf Bertrand Schroeter Prof. Dr. Eng.
Última Atualização 21.06.2006