LMP>Linhas de Pesquisa>SISMEC>Mesa de Retificação Aerostática

MESA DE RETIFICAÇÃO AEROSTÁTICA

OBJETIVOS

Devido à dificuldade encontrada no LMP para fabricar mancais aerostáticos, objetivou-se desenvolver uma mesa de retificação aerostática para a usinagem de sapatas planas circulares para estes mancais. Esta mesa de retificação deve possuir a melhor qualidade possível nos seus movimentos para permitir que as sapatas usinadas possuam qualidade superficial e geométrica adequadas à aplicação das sapatas.

PROCEDIMENTOS

Através do acompanhamento de uma metodologia de projeto, foi desenvolvido o projeto da mesa de retificação seguindo as seguintes etapas: projeto conceitual, projeto preliminar e projeto detalhado.

Terminado o projeto da mesa de retificação, alcançou-se uma concepção considerada ideal para a mesma, de acordo com as suas especificações de projeto definidas no início do processo.

A concepção final da mesa de retificação consiste em um mancal rotativo aerostático montado sobre guias cilíndricas aerostáticas e um sistema de inclinação da mesa para permitir a usinagem das sapatas planas com conicidade controlada.
Os componentes da mesa de retificação foram fabricados dentro das especificações de projeto e montados com alto controle de qualidade.


Mesa de retificação

O mancal aerostático utilizado na mesa possui uma configuração esférico-plana, com alimentação de 12 restritores em cada face. A pressão de alimentação de ar é de 6 bar, e a folga de montagem do mancal é de 10 mm em cada interface.


Componentes do mancal esférico-plano

RESULTADOS

Com o objetivo de qualificar a mesa de retificação, foram realizados ensaios estáticos, dinâmicos e de retificação.
Os ensaios estáticos resultaram nas seguintes características do mancal:

  • Capac. de carga de 1300 N;
  • Rigidez máxima de 200 N/mm;

Os ensaios dinâmicos comprovaram a segurança de operação da mesa.
Os ensaios de usinagem permitiram uma pré-otimização do processo e a obtenção de resultados considerados ótimos.


Ensaio de usinagem

 

Contato:
SISMEC
Walter Lindolfo Weingaertner Prof. Dr.-Ing
Última Atualização 21.06.2006