
Prof. Dr.- Ing. Walter L. Weingaertner
Prof. Dr. Eng. Rolf Bertrand Schroeter
LMP - Laboratório de Mecânica de Precisão
Universidade Federal de Santa Catarina
Departamento de Engenharia Mecânica
Caixa Postal 476 - EMC
88010-970
Florianópolis - SC - Brasil
Tel. : +55 (48) 3721-9395
URL : http://www.lmp.ufsc.br
Contato:
Prof. Dr. Eng. Rolf Bertrand Schroeter
E-mail: rolf@emc.ufsc.br
Eng. Daniel Amoretti Gonçalves
E-mail: daniagon@terra.com.br |
|
MODELAGEM E SIMULAÇÃO DO PROCESSO DE BROCHAMENTO
OBJETIVOS
Para que o projeto da brocha tenha um dimensionamento correto, é necessário um profundo conhecimento acerca das solicitações e comportamento da cunha de corte durante a usinagem. Esse conhecimento é necessário à predição de tensões sofridas pela brocha durante a usinagem. Para tal são desenvolvidos modelos matemáticos do processo, que permitem a simulação do processo de corte e análise dos fenômenos ocorridos durante o mesmo.
Ferramenta de brochamento
Exemplo de peça produzida por brochamento
PROCEDIMENTOS
A modelagem e simulação da geometria da brocha, da cinemática e dinâmica do processo de corte por brochamento é realizado em um software comercial, tomando como base o movimento relativo entre peça e ferramenta e modelos de força disponíveis na literatura.
Aquisição de Forças no Torneamento
Para alimentar o modelo computacional, são feitos ensaios de torneamento com o objetivo de adquirir sinais de força utilizando uma plataforma piezelétrica. Após feita a modelagem matemática do processo, coeficientes de correção podem ser aplicados para aproximar ainda mais o modelo à realidade.
Tensão equivalente ao longo da brocha e do tempo
Os modelos, então, podem ser aplicados em novos projetos de brochas, prevendo possíveis problemas, e nos projetos atuais, respondendo questões sobre eventuais falhas. |