LMP>Linhas de Pesquisa>GEODEF>Ensaios de Usinabilidade de Ligas Metálicas

ENSAIOS DE USINABILIDADE DE LIGAS METÁLICAS

 

OBJETIVOS

Com a finalidade de obter dados de usinabilidade para posterior análise comparativa entre ligas metálicas com alterações metalúrgicas, afim de averiguar melhoras de usinabilidade, o Grupo de Ensaios de Usinabilidade (GEODEF) desenvolve trabalhos de ensaios de usinabilidade, considerando os critérios de vida de ferramenta de corte, forças de usinagem, qualidade superficial obtida e análise de forma e tipo de cavaco.
Estes trabalhos são realizados em parceria com a firma GERDAU S A, fornecedora das ligas metálicas, e alguns fabricantes de ferramentas de corte com geometria definida.
Entre as ligas metálicas já ensaiadas encontram-se ligas de aço inoxidável austenítico, aços de construção mecânica e aços de corte livre "free cutting", entre outros.

PROCEDIMENTOS

Para o ensaio de vida da ferramenta de corte são realizados ensaios com diferentes velocidades de corte, mantendo-se os outros parâmetros fixos (profundidade de corte, avanço, geometria da ferramenta e outros). Através de medições pré-estabelecidas durante o ensaio levantam-se as curvas de acompanhamento de desgaste e, com estas, a curva de vida (Taylor).

 

Para o ensaio de qualidade superficial são medidos os parâmetros Ra, Rz e Rt, variando-se o avanço, a velocidade de corte e o raio de quina da ferramenta de corte.

RESULTADOS

Os resultados obtidos nos ensaios de usinabilidade têm mostrado que pode-se ter variações de comportamento de usinabilidade com pequenas alterações permissíveis de elementos metalúrgicos para um determinado material.
Os ensaios são realizados em tornos universais com variação contínua de velocidade e paralelamente ao ensaio são acompanhadas as variáveis metalúrgicas que afetam a usinabilidade, através de ensaios micrográficos, micro-dureza, morfologia da estrutura metálica e outros.

 
Contato:
GEODEF
Rolf Bertrand Schroeter Prof. Dr. Eng.
Última Atualização 21.06.2006