LMP>Linhas de Pesquisa>GEODEF>Análise da Usinabilidade para Diferentes Ferramentas de Corte

ANÁLISE DA USINABILIDADE PARA
DIFERENTES FERRAMENTAS DE CORTE

 

OBJETIVOS

Com a finalidade de obter dados de comportamento de usinagem com diferentes ferramentas de geometria definida, o Grupo de Ensaios de Usinabilidade (GEODEF) desenvolve trabalhos de ensaios de usinabilidade, considerando o comportamento de desgaste de ferramentas, acabamento para diferentes condições de usinagem, tipos de cavacos apresentados e forças de usinagem. Estes trabalhos são realizados em parceria com fabricantes de ferramentas de corte com geometria definida.

PROCEDIMENTOS

Para o ensaio de comportamento de desgaste são realizados ensaios com diferentes parâmetros de corte, e através de medições de desgaste pré-estabelecidas durante o ensaio levantam-se as curvas de desgaste.

Desgaste de Flanco

Para o ensaio de qualidade superficial são medidos parâmetros de rugosidade, variando-se parâmetros de usinagem.

Desgaste de Cratera

Para os ensaios de forças de usinagem são analisadas as forças para diferentes parâmetros de usinagem.
Para o mapeamento de cavacos, são analisados a forma e o tipo de cavaco obtido para variações dos parâmetros de usinagem.

RESULTADOS

Os resultados obtidos nos ensaios de usinagem têm a grande influência da ferramenta de corte sobre diferentes critérios de usinabilidade.
Os ensaios são realizados em tornos NC e tornos universais com variação contínua de velocidade.

Ensaio de Torneamento

As ferramentas são analisadas em paralelo aos ensaios em um microscópio eletrônico de varredura (MEV), para apoiar conclusões de desgastes e ajudar a esclarecer possíveis elementos residuais na região de corte.

Análise no MEV

 
Contato:
GEODEF
Rolf Bertrand Schroeter Prof. Dr. Eng.
Última Atualização 21.06.2006