LMP>Linhas de Pesquisa>GENDEF>Otimização da Adução de Fluido na Retificação com CBN

OTIMIZAÇÃO DA ADUÇÃO DE FLUIDO NA RETIFICAÇÃO COM CBN

 

O emprego de altas velocidades de corte no processo de retificação e a utilização de rebolos CBN são tendências cada vez mais evidentes dentro do universo da usinagem. A retificação caracteriza-se pela geração de grande quantidade de calor em função do atrito e deformações plásticas, onde a temperatura na região de contato entre o rebolo e a peça aumenta com a velocidade de corte. O calor desenvolvido no processo é conduzido para a peça, para o grão abrasivo, para o ligante e para o meio, podendo acarretar danos metalúrgicos à peça e ser responsável por um desgaste prematuro do rebolo. Dentro desse contexto, o fluido lubi-refrigerante apresenta-se como um recurso indispensável para os processos abrasivos.

OBJETIVOS

Desenvolver um sistema de aplicação de fluido lubri-refrigerante do tipo sapata, permitindo a sua comparação com sistemas atualmente empregados na indústria.

 


Sistema convencional de aplicação do fluido lubri-refrigerante na retificação

 


Sistema otimizado na aplicação do fluido na retificação

METODOLOGIA

Foram realizados ensaios de retificação cilíndrica externa de mergulho em uma retificadora cilíndrica externa e interna comandada numericamente, fabricada pela empresa ZEMA Zselics Ltda., modelo Pratika Flexa-600L. O material ensaiado foi um ferro fundido nodular perlítico, com designação GGG70, de acordo com a norma DIN 1693. Foram utilizados dois tipos de rebolos de CBN sendo um com ligante resinóide e outro com ligante vitrificado. A ferramenta utilizada para perfilar o rebolo com ligante resinóide foi um rolo diamantado.


Esquema da tubeira tipo sapata confeccionada

 


Detalhe da sapata

 

 

RESULTADOS

Com o emprego da sapata e uma vazão de 20 L/min de fluido a relação de remoção G foi de aproximadamente 4 500, enquanto com a tubeira de jato livre e uma vazão de 30 L/min, foi de aproximadamente 2 700. Além das melhorias obtidas no desgaste radial do rebolo, são melhores os resultados de qualidade da superfície retificada, expressos através da redução da profundidade de rugosidade Rz com o emprego da sapata.



Desgaste radial do rebolo com tubeira de jato livre e sapata (clique para ampliar).

As principais vantagens desse processo são:

  • Aumento em até 10 vezes na vida de um rebolo de CBN
  • Melhorias na qualidade da superfície retificada
  • Redução significativa de fluido e custo
  • Não necessidade de emprego de bombas com elevada pressão e vazão
  • Viabilização do emprego de fluidos miscíveis em água na retificação com rebolos de CBN

 
Contato:
GENDEF
Walter Lindolfo Weingaertner Prof. Dr.-Ing
Última Atualização 23.06.2006