LMP>Linhas de Pesquisa>DUECO>Usinagem Ecológica

USINAGEM ECOLÓGICA

 

INTRODUÇÃO

Nos últimos anos o consumo de energia, a poluição do meio ambiente e os resíduos industriais têm despertado especial atenção por parte das autoridades públicas. Motivados pela pressão dos órgãos ambientais, os governantes têm elaborado leis cada vez mais rigorosas no sentido de proteger o meio ambiente e preservar os recursos energéticos.
Dentro deste contexto, o LMP em 1996 inicia uma nova linha de pesquisa, a usinagem ecológica, tendo como meta o desenvolvimento de estudos para contribuir na redução e/ou eliminação do uso de fluidos de corte nos processos de usinagem, uma vez que estes produtos são responsáveis por uma parcela significativa da agressão ao meio ambiente pelos processos de fabricação.

OBJETIVOS

Esta linha de pesquisa objetiva avaliar as reais influências tecnológicas sobre os principais processos de usinagem com ferramentas de geometria definida (torneamento, furação e fresamento) ocasionados pela redução e/ou eliminação do uso de fluidos de corte nestas operações.

De modo geral a avaliação abrange:

  • aspectos tecnológicos – eficiência dos processos de usinagem,
  • aspectos econômicos – custos envolvidos nos processos,
  • aspectos ecológicos – impactos causados ao meio ambiente.

DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA

A necessidade de investigar este tema vem crescendo na medida que os aspectos ecológicos tornam-se fundamentais dentro da estratégia de produção das empresas. Sem dúvida, a usinagem a seco se mostra como a melhor alternativa para resolver os problemas causados pelos fluidos de corte, onde combinam-se vantagens ecológicas e econômicas. Por estar em fase inicial de investigação, existem muitos problemas a serem estudados e resolvidos. As primeiras pesquisas indicam que é possível usinar a seco em muitos casos, entretanto não é possível usinar totalmente a seco em todos os casos. Nestes casos, porém, é possível reduzir a quantidade de fluido de corte reforçando algumas características fundamentais a cada processo. Tanto a redução como a eliminação dos fluidos de corte são as principais metas dos atuais estudos nesta área.

Fatores a serem considerados em um processo produtivo

 
Contato:
DUECO
Rolf Bertrand Schroeter Prof. Dr. Eng.
Última Atualização 21.06.2006