LMP>Linhas de Pesquisa>DUECO>Minimização e Eliminação do Fluido de Corte no Processo de Furação

MINIMIZAÇÃO E ELIMINAÇÃO DO FLUIDO
DE CORTE NO PROCESSO DE FURAÇÃO

 

INTRODUÇÃO

Para melhorar o desempenho das operações de usinagem, tanto tecnológica como economicamente, freqüentemente utiliza-se fluido de corte nos diversos processos de usinagem. Este produto, porém, é comprovadamente prejudicial à saúde dos operadores de máquinas-ferramentas e agressivo ao meio ambiente. Nos últimos anos a pressão e exigência dos órgãos ambientais, das leis governamentais, da sociedade e do próprio mercado internacional têm se tornado cada vez maior, visando a redução do impacto ambiental promovido por resíduos dos diversos setores produtivos, dentre eles o metal-mecânico. Como conseqüência, a usinagem a seco e com quantidade mínima de fluido de corte (MQFC) tem se mostrado como uma forte alternativa para os processos de fabricação.

A furação com brocas helicoidais é uma das operações de usinagem mais utilizadas. Novos revestimentos que aumentam a resistência das ferramentas ao desgaste e que permitem a usinagem em altas temperaturas contribuem para o emprego destas ferramentas na usinagem a seco.

O grupo de estudos no desenvolvimento de usinagem ecológica atua no LMP desde 1996, onde continuamente tem desenvolvido pesquisas neste tema. Neste período foram iniciados diversos trabalhos de mestrado e um de doutorado, juntamente com estudos específicos para empresas conveniadas, procurando desenvolver um bom acervo de conhecimentos neste tema.

OBJETIVOS

A manutenção da pesquisa nesta área visa avaliar os aspectos tecnológicos na furação com brocas helicoidais de aço rápido (normal, especial com TiNAl, com revestimento de TiN e revestidas com TiN + MoS2) e metal duro P40 (com revestimento de TiN, TiNAl) usinando a seco e com quantidade mínima com diferentes tipos de fluido de corte. Este estudo visa melhorar a eficiência tecnológica , econômica e ecológica do processo de furação, fornecendo suporte técnico aos atuais processos produtivos. Também busca-se o desenvolvimento de novas tecnologias que possam suprir as necessidades dos processos de fabricação, cada vez mais exigentes.

DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA

Foram desenvolvidos estudos de fundamentação do processo, gerando conhecimentos básicos e domínio dos parâmetros de processo.
Atualmente o grupo estuda novas alternativas tecnológicas disponíveis no mercado para melhorar a eficiência da operação satisfazendo as exigências ecológicas impostas pelos órgãos ambientais. Em outras palavras, os estudos são direcionados no sentido de reduzir o impacto ambiental deste processo, mantendo e/ou melhorando os atuais índices de eficiência do processo.

Neste sentido os estudos abrangem:

  • materiais para ferramenta;
  • materiais para revestimentos;
  • geometria das ferramentas;
  • parâmetros de processo;
  • esforços na usinagem;
  • fluidos de corte no processo;
  • formas e tipos de cavacos;
  • novas concepções para o processo.

Furação com quantidade mínima de fluido de corte.

 
Contato:
DUECO
Rolf Bertrand Schroeter Prof. Dr. Eng.
Última Atualização 21.06.2006